Como leio a Bíblia?

Outro dia uma pessoa comentou comigo: -"Acho que agora meu pai vai mudar! Somente no ano passado leu a Bíblia completa por três vezes!

Não há a menor sombra de dúvidas que ler a Bíblia toda, ou em partes, transforma a vida das pessoas, pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes (Hebreus 4:12).

Qualquer pessoa que estiver com seu coração aberto, humilde, disponível e disposto a ouvir a voz e os ensinos de Deus através de sua Palavra, certamente não irá se decepcionar, pois Deus se achega a todos que o procuram. Quando alguém lê a Bíblia, mesmo que naquele momento da leitura pareça nada entender, é evidente e infalível que o Espírito Santo de Deus está presente e ensinando ao leitor.


Mas o contrário também é verdadeiro! Quando alguém lê a Palavra de Deus por simples religiosidade, com coração arrogante, com postura soberba, sem buscar a voz e o entendimento de Deus, certamente tal pessoa terá contato somente com as letras da Bíblia e não com o Espírito Vivo de Deus contido na Palavra. Como está escrito, "...porque a letra mata, mas o espírito vivifica." (2º Coríntios 3:6).

Existem pessoas que leem a Bíblia um montão de vezes, somente para se declarar, ou se sentir, melhor do que o outro, podendo assim gritar aos 4 ventos sobre a proeza que fez. Mas Deus não está em busca de pessoas que leiam a Bíblia completa muitas vezes, certamente que não! Ler a Bíblia por completo com atitude errada de coração, de nada servirá!

Deus busca adoradores que O adorem em espírito e em verdade (João 4:23); e estes adoradores não são os que leem a Bíblia toda muitas vezes, mas são aqueles que leem a Bíblia continuamente, sempre, constantemente, diuturnamente e que principalmente vivem, respeitam e obedecem os ensinos e preceitos do Reino de Deus e de sua justiça ensinados em sua Palavra a Bíblia.

Ler a Bíblia toda do primeiro versículo de Gênesis até o último versículo de Apocalipse é muito importante. Mas muito mais importante é ler a Palavra de Deus continuamente e meditar sobre ela dia e noite (Salmos 1:2). Depois de meditar, é ainda mais importante, deixar a Palavra de Deus entrar no coração, na alma, no corpo e preencher o espírito; e assim, finalmente, governar todo o ser dentro dos preceitos, das verdades e dos fundamentos do reino de Deus.

Se quisermos ler toda a Bíblia, que a leiamos! Mas antes de tudo, que meditemos nos ensinos ali contidos, deixando-os transformar-nos por completo, para assim sermos conduzidos em nosso caminho de peregrinação aqui na Terra (1ª Pedro 2:11 e Hebreus 11:13) andando todo tempo no espirito (Gálatas 5: 16 a 26) para nunca satisfazer as fraquezas da carne e sim submeter-se ao Governo de Jesus Cristo realizando as obras do Espírito Santo, pois esta é a vontade do Pai em Cristo Jesus nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário