Mulher x homem



Esta imagem carrega um pouco do humor de uma situação bem cotidiana e comum em nossos dias. Mas também carrega implícita uma mensagem de alerta muito importante sobre a degradação dos papéis sonhados por Deus para as figuras maternas e paternas.

Antes os homens consideravam-se superiores as mulheres. Hoje elas dão a vida para serem superiores aos homens; e a família sai perdendo, vai sendo destruída. O mais importante está sendo esquecido pelo ser humano: - O equilíbrio! Somos iguais, porém com funções distintas. Se cada um executar com alegria a função que Deus sonhou para ambos os gêneros, teremos um mundo melhor, menos violência, mais amor, mais paz na sociedade e mais presença de Deus nos corações e nos lares.

Por isso já dizia o Ap. Paulo em sua carta escrita aos Efésios, no capítulo 5, versos 19 a 33, que as mulheres devem ser submissas aos maridos e os maridos devem amar suas esposas como Cristo amou a igreja.

Submissão nada tem haver com escravidão e obediência ao marido. Submissão tem haver exclusivamente com missão. Deus pede às mulheres que estejam unidas com seus maridos na missão familiar, ministerial (servir a Deus) e no casamento, tornando-se uma somente com seu esposo. A mulher segundo o coração de Deus vemos em Provérbios 31: 10 a 31.

Amar a esposa como Cristo amou a igreja, tem haver exclusivamente com amor. Não existe direção de Deus para o marido mandar na sua esposa, dominar, sufocar ou controlar, muito pelo contrário, a ordem é o amor. Já falamos sobre o amor em outro post, por isso não vamos explanar novamente sobre o tema aqui. Mas vale lembrar que amor não é sentimento e nada tem haver com emoções, apesar de quem ama ter muitas emoções, as vezes boas, outras ruins.

O amor é um conjunto de atitudes incondicionais que temos em prol daquele que é foco de nosso amor, buscando oferecer tudo que possível for para seu bem. Quem ama dá a vida se for preciso por aquele que ama, como Cristo fez por nós. Assim os maridos devem fazer por suas esposas, dar a vida por elas, e um pouco mais!

Assim se consolida o equilíbrio, maridos amando suas esposas, esposas estando junto dos maridos na mesma missão (submissão), os dois formando famílias, com filhos, estes aprendendo a amar a Deus e como é a estrutura de Deus para a família. A Bíblia dia em Efésios 5: 31: "Deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão os dois numa só carne." Isso é família, homem, mulher e filhos, o resto é invenção da soberba e do hedonismo humano, para atender aos seus prazeres, seus desejos e sua carne pecaminosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário